Falar é fácil, será que é mesmo?

Quem nunca ficou nervoso antes de uma reunião importante? Ou preferiu manter a câmera desligada e ficar em silêncio, torcendo pra ninguém perceber?

Se você se identificou, saiba que isso pode estar te impedindo de crescer profissionalmente e eu tô aqui pra te ajudar com isso.

Em ambientes profissionais, ser visto e lembrado é essencial. Seja em reuniões rápidas do dia a dia ou nos encontros gerais da empresa, a forma como você participa pode influenciar diretamente na forma como você é percebido.

Talvez você já tenha ouvido a famosa recomendação: “Participe ativamente das reuniões.”
Mas o que exatamente isso significa?

Você pode pensar: “Mas eu não quero ser aquela pessoa que fala só pra aparecer…” E você está certo. Existe sim uma diferença enorme entre uma participação forçada e uma contribuição de verdade. Aquelas falas vazias, que só repetem o que outros já disseram, até podem gerar uma boa impressão no início. Mas, com o tempo, são percebidas como ruído e acabam prejudicando mais do que ajudando.

Participar ativamente vai além de “falar por falar”. É sobre se envolver, fazer perguntas relevantes, expressar opiniões com base, propor ideias e, principalmente, contribuir para o objetivo da reunião.

7 Dicas práticas para melhorar sua comunicação em reuniões:

1. Esteja 100% presente
Evite multitarefas. Nada de responder mensagens ou adiantar outras demandas. Acredite: o mundo não vai acabar durante os 30 ou 60 minutos de uma reunião. Mostre respeito ao tempo dos outros e foque.

2. Ligue a câmera e faça contato visual (se possível)
Não tem nada pior do que tentar discutir um tema com um mar de câmeras desligadas. Mostrar seu rosto já demonstra interesse e presença.

3. Se prepare antes da reunião
Leia o tema, entenda o contexto e chegue com uma visão inicial. Isso reduz a ansiedade, facilita sua participação e ajuda a conduzir a conversa com mais fluidez.

4. Anote perguntas e dúvidas com antecedência
Se preparar com perguntas aumenta sua confiança. E lembre-se: dizer que não sabe também é uma resposta válida desde que venha acompanhada de uma curiosidade genuína.

5. Reflita se a reunião é mesmo necessária
A participação ativa só faz sentido se a reunião tiver propósito claro. Se o tema pode ser resolvido com uma mensagem, proponha outro formato. Agilidade também é comunicação.

6. Tenha sempre um objetivo claro para a reunião
Evite o clássico “mas e agora?”. Defina e relembre o que se espera ao final do encontro. Ter clareza do objetivo guia a conversa e ajuda todos a colaborarem melhor.

7. Anote os acordos e ações
Fez reunião? Registre os próximos passos. Quem ficou responsável por quê? Qual o prazo? Isso evita retrabalho e aumenta sua credibilidade profissional.


A timidez, o medo de falar em público, a insegurança… tudo isso é normal, mas também pode ser trabalhado com prática e preparação.

Ninguém vira referência de comunicação do dia pra noite. É um trabalho constante. Mas, quando você começa a colher os frutos, entende que vale muito a pena.
Reunião não é palco, é construção coletiva. Participe como quem quer transformar.

Deixe um comentário